#3 | Exercício de Tom de Voz



Está sendo mais leve produzir seu conteúdo, se sente mais livre e menos pressionado(a) para colocar sua criatividade pra rolar?!


Se sim, essa é a vibe! Se não, me mande e-mail contando o que está te impedindo de se sentir confortável gerando seu conteúdo que minha resposta pode ser tema de vídeo no Club! Me mandem feedbacks, meus solzinhos! É muito importante que nossa troca seja fluida e que este conteúdo ajude vocês cada vez mais!


Agora vamos falar de como construir seu tom de voz!


O fantasma de qualquer pessoa que quer produzir seu conteúdo é entender como falar com os seguidores de maneira única. Quebramos a cabeça tentando entender qual é o nosso nicho, nossa persona, nosso público alvo. Chame do que quiser, mas esse je ne sais quoi que te destaca e te torna diferente não precisa ser assim tão difícil de achar.


Oxi, como não se estou há tanto tempo quebrando minha cabeça para achar este tom de voz?


Simples, meus amores, você só precisa olhar pra dentro e pensar qual a sua versão mais cativante. “Aham, beleza que é tão simples.”


Hmmmm, como eu posso te dizer isso? É sim! Hahaha!


Sabe quando você está na sua roda de amigos bem à vontade, conectado(a) com as pessoas, aberto(a) a ser você mesmo(a) sem nenhuma neura ou insegurança? Naquele momento que você tava tão desencanado(a) que foi quando você conheceu um crush e nem sabe direito como você conquistou ele(a)? Esta é a versão sua que vai dar vida ao seu tom de voz!


“Poxa Sunshine, mas quando eu to no bar com os migues eu falo muito palavrão, por exemplo, óbvio que não vou falar assim no meu insta profissional.”


Sim, você vai pôr um mini filtro pra direcionar para o público que você vai atingir. Mas sua preocupação inicial deve ser muito mais ser você mesmo(a) do que pôr mais e mais filtros.


Todos estes filtros da nossa mente são o que fazem nosso conteúdo ser mais do mesmo, e com tanta vergonha, neura e insegurança fica difícil se conectar com o público e engajar pessoas!


Então, como você já deve estar cansado(a) do povo mandando você fazer um conteúdo autêntico mas não tem a menor ideia de como fazer isso, aqui vão minhas dicas práticas de toda semana. Porque aqui não é só falação não meu amô, tem muita ação também, afinal, nossa filosofia é 100% mão na massa!


Vamos lá, chama no zap 5 pessoas muito importantes da sua rede de relacionamento. Seja pai, mãe, irmão, namo, melhores amigos, aquelas pessoas que você mais fala, que mais te conhecem e que têm acesso à versão mais autêntica de você.



Pergunte a elas:


1- Me descreva em uma única característica.


2- Qual você acha ser meu maior diferencial?


3- Que palavra do meu vocabulário eu mais uso?


4- O que eu faço de muito interessante que você acha que mais pessoas deveriam saber/conhecer?


5- Conte um dia comigo que você achou que eu fui muito eu mesmo(a).


Colete essas 25 respostas e chegue nas suas próprias conclusões de qual é sua melhor versão, aquela que vale a pena ser instagramada!


Feito isso, você pode começar a colocar mais essa linguagem no seu perfil, seja como marca ou como influ. Estou destacando que como marca também é importante você se comportar como uma pessoa, porque se comportando com distanciamento e corporativismo no instagram sua marca não vai impactar ninguém.


E se você não é o público-alvo da marca pra quem você está trabalhando, você pode fazer o mesmo exercício, mas tendo em mente a persona da marca. Pra isso, você deve construir uma brand persona! Brand persona é uma representação do usuário ou consumidor de cada marca a partir das suas características, gostos, prioridades, etc.


Inserimos aqui pra você um gerador automático de personas em anexo - faça quantas achar necessário, dependendo do nicho ou segmento da marca.


Vamos desdobrar o rolê do tom de voz mais pra frente (em outros conteúdos do Sunshine Club), mas essa mini imersão de autoconhecimento já te trará muita clareza na hora de produzir legendas, stories, videos e etc.


5d425e8caa7059cd34939037dac59c5f-Sunshine Club - Gerador de Personas (1)
.xlsx
Download XLSX • 4.34MB



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo