#4 | Começando sua Identidade Visual


Identidade Visual


Como podemos construir o Look & Feel adequado para sua marca? Este assunto dá MUITO pano pra manga então este conteúdo será introdutório para que nos próximos meses entremos nele mais a fundo!


É extremamente importante que a nossa marca ou perfil cause um impacto visual alinhado às sensações que pretendemos passar.


Porém, simplesmente colecionar boas referências não é a fórmula para conquistar uma identidade visual única!


Vamos usar o exemplo da Sunshine Mind para demonstrar minha metodologia de concepção de Identidade Visual.


Primeiro, tudo começa com um moodboard do universo da marca (pode usar aquele da primeira aula). Organizando todas as referências coletadas. Como disse, essa não é a fórmula, porém é a etapa 1.


Depois disso, fazemos um mapa mental de palavras-chave que gerem associação com o que aquele universo do moodboard remete.


Em cima deste mapa mental, criamos uma cartela de cor associando a psicologia das cores com as palavras levantadas no mapa mental.


Definido a cartela de cor, também procuro por uma tipografia que expresse aqueles conceitos.


Todas as etapas anteriores vêm atreladas à concepção de um logo, que se você ainda não tem, recomendo altamente que contrate um designer e/ou agência para desenvolver (lembrando que aqui na Sunshine Mind desenvolvemos isso para marcas já com um olhar de instagrammers). E se você é uma pessoa física e não existe necessidade de um logo por hora, escolha uma fotinho sua que represente e converse com todas etapas listadas acima.


Tudo que disse acima é um resuminho do conceito de manual de marca. Grandes empresas adotam esta fórmula para se manterem coerentes em toda sua comunicação, online e offline, interna e externa.



E sabe porque você também precisa fazer isso? Porque um dos maiores problemas do mundo digital é que você é constantemente bombardeado de informações, opções, ideias e referências. Se você não tiver clareza mental da identidade visual da sua marca muito provavelmente você vai se perder, e a sua chance de se destacar vai ficando cada vez menor.


Feito este mini apanhado de Identidade Visual, se atente para:


Nos stories, feed e videos, sempre:


Ser fiel àquela cartela de cor definida.

Usar as fontes selecionadas.

Produzir fotos que correspondem ao moodboard montado.

Falar e escrever coisas que se conectem com o mapa mental.

Se certificar com as pessoas da sua rede que os conteúdos postados estão conectados com este manual de marca que você montou.

Um bom jeito para leigos em design montarem seu manual de marca é a ferramenta Canva. Vou falar muito mais dela aqui ao longo dos conteúdos, mas já convido vocês a irem conhecendo, porque além de gratuita, salva muito a pele de quem manja pouco de design e não tem verba para tercerizar esta parte!


Espero que tenham gostado, continuem respondendo a gente com feedbacks que estamos amando esta troca e isso contribui para que nossa entrega por aqui seja cada vez melhor! :)





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo